O website Planeta Agua Atibaia
Engenheiro calculista
Flavio Helena Junior
CREA 600516968
 
Home Piscinas Concreto Armado

Piscinas de Concreto Armado

Home | Fotos | Projetos | Faça seu orçamento


Sistema Construtivo e Etapas de Obras

Nossa equipe de engenheiros está apta quando necessário, a executar desde a analise completa do solo onde será construída a piscina, até os projetos estruturais mais complexos, obedecendo todas as normas técnicas de construção para sua garantia

Estrutura Sólida

Concreto armado - trata-se de uma estrutura monobloco em concreto com malha dupla de ferro (superior e inferior) no fundo e nas paredes. essa estrutura descarta qualquer tipo de trincas e rachaduras. É o modo construtivo mais seguro e duradouro.

1- Contra piso para regularização do fundo
2- Forma externa
3- Ferragem dupla (superior e inferior)
4- Concreto (laje de fundo e parede)
5- Forma interna
6- Chapisco
7- Impermeabilização rígida
8- Chapisco
9- Duas demãos de massa vedante (polímeros semi-flexíveis)
10- Argamassa
11- Azulejos mais rejuntes




Análise de solo para terrenos duvidosos

Confira a baixo algumas situações diferentes de construções

Existem situações diferentes a serem analisadas antes da construção de uma piscina em concreto armado.
Em casos onde o terreno é duvidoso à necessidade de analise do solo para se saber a resistência do mesmo. Terrenos providos de lençol freático (água), é necessário drenagem do solo durante o período de construção da piscina.

A topografia do terreno também é muito importante, conforme as imagens abaixo.




Drenagem do lençol freático durante o período
de construção da piscina

Etapas de Obra

Piscina construída em terreno em condições normais, ou seja plano, firme, livre de aterro e lençol freático.

Piscina construída em terreno firme porem parcialmente desnivelado onde o fundo fica apoiado e as paredes parcialmente expostas.

Piscina construída em terreno totalmente desnivelado, houve necessidade de calço de fundo e pilares, para atingir o nível desejado.

Piscina construída elevada com garagem em baixo.

Piscina construída em aterro onde houve necessidade de reforço no fundo para apoio da base. Neste caso a prainha ficará apoiada sobre uma construção (vestiário).

Piscina construida em local de difícil acesso de material, próximo ao mar, onde foi necessário projeto para dimensionamento de carga, evitando possível pressão da água do mar na base de fundo de sua estrutura.

Piscina com profundidade de 4 metros e área de fundo de 550m², foi necessário cálculo estrutural para reforço das paredes onde receberão grande pressão causadas pelo enorme volume de água.

Piscina construída em solo rochoso, em local de difícil acesso para chegada dos materiais de alvenaria.

Piscina construída em terreno rochoso e desnivelado (aterro), onde houve necessidade de fundação para apoio da base e reforço estrutural das paredes que ficaram parcialmente expostas.

Piscina construida em terreno úmido e de baixa resistência, foi necessário fundação para apoio do fundo e reforço das paredes para que a mesma pudesse ficar totalmrente exposta.

Importante!

É importante não confundir piscina de concreto armado com piscina de alvenaria. Apesar dos dois modelos serem iguais depois de prontos, possuem muitas diferenças na forma construtiva.
Na piscina em alvenaria são usadas malhas de ferro simples, brocas, pilares e vigas ou canaletas enchidas com concreto. Essa estrutura pode facilmente fissurar (trincar) caso ocorra qualquer movimentação do terreno.
 


    Rod. Fernão Dias KM43 | Atibaia - SP (11)4412-9444
    Todos os direitos reservados a Planeta Água